Master Files

Este capítulo serve para ilustrar todas as operações relativas ao workflow de Dados Mestre.

Nos cuidados de saúde existe muitas vezes um conjunto de arquivos de referência comuns, utilizados por um ou mais sistemas aplicacionais. Esses arquivos são os chamados Dados Mestre ou Master Files. Podem ser muito extensos e abranger categorias diversas como por exemplo a codificação das análises, mcdt's, países, especialidades, localização, profissionais de saúde, entre outros. Estes arquivos de referência têm de ser sincronizados segundo um standard para que todos os sistemas os tratem da mesma forma.

Estas mensagens são despoletadas sempre que ocorra um registo de criação, eliminação ou actualização. Estas actualizações podem ser alterações de campos específicos ou a desactivação do dado mestre. Também existe a operação, eliminação do dado mestre, mas em algumas aplicações não é muito comum a sua eliminação de vez, o mais normal será colocarem como desactivo em vez de eliminarem.

Conforme definido pelo standard HL7, os dados mestre encontram-se divididos em três áreas distintas:

  • Genéricos (MFN^M13) - análises, exames, diagnósticos, etc.
  • Localização (MFN^M05) - serviços. salas, camas, etc.
  • Profissionais (PMU) - médicos, enfermeiros, etc.

Tanto os Master Files genéricos como os de Localização são compostos pelos segmentos MFI e MFE. O segmento MFI/wiki/spaces/PD/pages/32276568(master file de identificação) identifica o arquivo mestre a ser actualizado. Para cada registo a ser alterado, o segmento MFE/wiki/spaces/PD/pages/32276573(Master file entrada de arquivo) carrega o código da operação realizada sobre o registo (inserção, actualização, eliminação), e o código  que identifica o dado mestre.


Uma mensagem de MFN pode conter os seguintes eventos, como especificado nos segmentos MFE-1:

CódigoEvento
MADInserção de registo para o arquivo mestre.
MUPActualização de registo para o arquivo mestre.
MDCDesactivação: deixa de usar registo no arquivo mestre, mas não exclui da base de dados.
MACReactivar registo desactivado.
MDLApagar um registo do arquivo mestre.



X = Suportado

X = Suportado e Repetição

* = Em desenvolvimento