Registos Clínicos

O objectivo destas mensagens reside na produção de mensagens adequadas e legais, que sirvam de base à construção do processo clínico do utente.

Neste capítulo iremos abordar todas as mensagens que sejam de origem clínica. Neste momento, temos dois tipos de mensagens descritos, as utilizadas para descrever os sumários clínicos, isto é, quando existe a criação, alteração, adenda ou eliminação de um sumário clínico (MDM), o sistema responsável por despoletar estas operações deve possibilitar a sua respectiva notificação (para outras aplicações que as subscrevam), e as mensagens associadas às Atitudes, Fenómenos e Intervenções Clínicas (PGL).

As mensagens PGL são transversais, como é uma área muito complexa e como não há um especificação concreta que se assenta nas práticas dos hospitais portugueses, optamos por adaptar a mensagem PGL de forma a que esta seja transversal a todos os módulos e a todos os registos, seja feita uma atitude terapêutica, fenómeno ou intervenção. Diminuímos assim a carga de desenvolvimento de todos os fornecedores e facilitamos a comunicação de uma forma simples e numa única mensagem, isto significa que tanto podemos utilizar esta mensagem para uma transfusão sanguínea como para monitorizar a glicemia capilar.

Os seguintes pressupostos são feitos quando a mensagem MDM (Medical Document Management) é usada:

• Os sistemas são responsáveis por cumprir todos os requisitos legais nas áreas de autenticação, confidencialidade e retenção de documentos.
• Todos os documentos são exclusivos, e os números dos documentos e os nomes não são reutilizados.


Nota: A regras de validação são feitas ao nível do produto e como tal a LIGHt implementa as mesmas regras.

X = Suportado
X = Suportado e Repetição
* = Em desenvolvimento