Esta mensagem é implementada para a comunicação da prescrição de medicação e os respectivos estados que complementam o workflow da prescrição. Na constituição desta mensagem são utilizados os seguintes segmentos:
MSH- Header que identifica a operação de prescrição (OMP^O09) e a sua origem e destino.
PID- Contém toda a informação do paciente titular da prescrição;
PV1- Contém informação relativa ao episódio do paciente na unidade de Saúde;
ORC- Contém a informação relativa à prescrição efectuada.
TQ1- Contém toda a informação relativa a quantidades e instruções do medicamento. Este segmento pode ser repetido em cada medicamento prescrito;
RXO- Contém toda a informação relativa ao medicamento que está a ser prescrito;
RXR- Contém a informação acerca das vias de administração do medicamento.
RXC - Contém a informação relativa a medicamentos compostos, indicando as substâncias que o compõem (é necessário um segmento RXC por cada substância).
Esta mensagem pode ser dividida em diversos estados, consoante o seu objectivo final, esses estados são identificados no ORC-1 e podem representar uma operação de criação de prescrição (NW), cancelamento de prescrição (CA), termo de uma prescrição (DC) ou então uma alteração de prescrição (XO) (visualizar a tabela dos Eventos Medicação ).
A cada segmento ORC enviado numa mensagem irá corresponder a uma prescrição de um medicamento registado univocamente no ORC-2 / ORC-3 e que pode ter um agregador (ORC-4).
Exemplo de mensagem OMP^O09 - Nova Prescrição
Esta mensagem representa uma nova prescrição (ORC-1 = "NW"), e esta prescrição contém apenas um medicamento (Flucloxacilina) (RXO-1). Esta prescrição foi prescrita no módulo de urgência (PV1-2 = "URG")
No segmento ORC, como já foi referido, segue toda a informação relativa à prescrição. Neste exemplo é enviado o ID da prescrição no sistema de origem no campo ORC-2 (301100003465642830X_1). no campo ORC-3 será enviado no ACK aplicacional o ID da aplicação “HES”. O campo ORC-9 identifica a data/hora em que foi criada a prescrição. O ORC-10 identifica o profissional que fez o registo da prescrição e no campo ORC-12 a informação relativa ao Médico que prescreveu, neste caso o número de ordem do mesmo. O campo ORC-4 identifica o agregador da prescrição.
No segmento RXO é enviada toda a informação relativa ao medicamento a ser prescrito. No campo RXO-1.1 é enviado o ID do medicamento, neste caso o sistema de codificação usado foi o Infarmed (CHNM), no campo RXO-1.2 é enviada a descrição do medicamento (que pode conter também informações relativas à toma). No campo RXO-2 é enviada a quantidade mínima de medicação que deve ser tomada pelo utente. No RXO-5 é enviada a forma farmacêutica do medicamento. No campo RXO-6.2 são enviadas as instruções de toma do medicamento. Tanto o campo RXO-1, RXO-2, RXO-4 devem ser sempre preenchidos.
No segmento RXR segue informação relativa à via por onde deve ser tomado o medicamento.
O segmento TQ1 deve ser sempre utilizado para enviar informações relativas ao horário da toma.
Exemplo de mensagem OMP^O09 - Alteração da prescrição anterior
Esta mensagem representa uma alteração de dosagem e horário do medicamento prescrito na mensagem anterior. O medicamento começa a ser tomado 2 vezes por dia e a quantidade passa a ser 2 cápsulas
Exemplo de mensagem OMP^O09 - Cancelamento da prescrição anterior
Esta mensagem representa o cancelamento da prescrição alterada anteriormente, alteração do código enviado no campo ORC-1 para "CA". Numa mensagem de cancelamento é sempre necessário o envio de uma razão/motivo para o cancelamento no campo ORC-16.
Exemplo de mensagem OMP^O09 - Nova prescrição, com 2 medicamentos
Esta mensagem representa uma prescrição com 2 medicamentos. Este exemplo a origem será da aplicação HES. As instruções de toma para cada um deles seguem nos segmentos TQ1. O primeiro medicamento (Carbamazepina) identificado com o ID "ID01123" (ORC-3), é indicada a quantia de 1 comprimido no campo TQ1-2, o valor por defeito deste campo deve ser sempre 1. No campo TQ1-3 é enviada a frequência com que o comprimido deve ser tomado, neste caso (Q12H) que nos diz que a quantia indicada no TQ1-2 deve ser tomada a cada 12 horas até à data de fim indicada no TQ1-8 (20180703220000) e com data e hora de início a 29/06/2018 às 10h (TQ1 -7) .
O segundo medicamento (Latanoprost) tem 2 segmentos associados, sendo que o primeiro segmento vai com o campo TQ1-12 preenchido (campo obrigatório caso existe outro segmento TQ1), com o valor "S" o que significa que o próximo segmento TQ1 apenas pode ser iniciado depois do anterior ter terminado. O primeiro segmento TQ1 dá a indicação de iniciar a toma no dia 29 de Junho de 2018 com 1 Gota todos os dias antes de deitar. O segundo segmento TQ1 indica que, após o dia 6 de Julho de 2018, deve ser apenas 1 Gota dia sim, dia não antes de deitar.
Exemplo de mensagem OMP^O09 - Termo de prescrição da prescrição anterior
Esta mensagem de exemplo representa o termo de um medicamento da prescrição anterior. No termo de uma prescrição é passado o código "DC" no ORC-1.1, indicando o termo do medicamento (RXO) que segue o segmento ORC, actualizando a data de fim do medicamento no campo TQ1-8.